Notícias do PES

Semana das sopas

Para assinalar o dia da saúde o PES Idães vai promover a semana das sopas. A sopa tem uma enorme importância na nossa alimentação não só pela variedade dos nutrientes que nos fornece mas também pelos benefícios que desencadeia a nível funcional. Uma sopa é habitualmente um "prato" de digestão fácil, extremamente saciante devido à variedade de alimentos e tipo de nutrientes que contém, ao seu volume e à temperatura em que é consumida. A presença de produtos hortícolas na nossa alimentação diária é fundamental para uma boa saúde. Recomenda-se o consumo de 400 g destes alimentos todos os dias. Os produtos hortícolas são excelentes fornecedores de vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e outros produtos fitoquímicos com benefícios na nossa saúde. 

Dia do não fumador

No dia 18 de novembro o PES Idães assinalou o "Dia do não fumador" através de uma palestra destinada aos alunos do 6ºano. A palestra, proferida pelo Prof. Ricardo Cunha, teve por objetivo alertar os alunos para os problemas derivados do consumo de tabaco e os seus efeitos a nível da saúde.

Estudos recentes revelam que a tendência de hábitos tabágicos tem decrescido em Portugal, no entanto, na população jovem e nas mulheres os hábitos tabágicos tem aumentado.

 

Palestras - Escola Segura

O PES do Agrupamento de Escolas de Idães promoveu, em parceria com a Escola Segura, um conjunto de palestras para alertar os alunos sobre algumas temáticas pertinentes no âmbito da segurança pessoal dos alunos.

Os temas abordados foram:

- Segurança Rodoviária, para os alunos do 1º e 2º ano;

- Bullying, para os alunos do 3º e 4ºano;

- Consequências do consumo de substâncias psicoativas. para os alunos do 7ºano;

- Violência no namoro, para os alunos do 8ºano.

O conjunto de palestras promovidas pelo Programa Escola Segura contribuíram para alertar para as condições de segurança que as crianças merecem,  para que se sintam apoiadas e protegidas.

 

Dia da alimentação

O PES  em articulação com a Biblioteca Escolar, assinalou no passado dia 16 de outubro a efeméride do Dia da Alimetação, com a publicitação do programa PASSE através de um vídeo promocional. Esta atividade teve por objetivo alertar a comunidade educativa para a necessidade de uma alimentação saudável, como fator preponderante para a saúde dos indivíduos.

No âmbito desta atividade, os alunos do Curso de Educação e Formação - Serviço de Bar e Mesa, com o objetivo de alertar para a importância da fruta numa alimentação saudável, ofereceram à comunidade escolar fruta e sumos naturais. Além disso, calcularam o Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos que se voluntariam para o efeito.

A ONU aproveitou esta efeméride para alertar para a necessidade de erradicação da fome no mundo. Segundo dados da FAO, quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crónica.

 

Concurso Externo Professor Bibliotecário

Informam-se todos os interessados que o concurso externo para recrutamento de Professor Bibliotecário para o Agrupamento de Escolas de Idães decorrerá de 29 de julho a 5 de agosto.

Número de vagas disponíveis: 1

Os requisitos para admissão ao concurso e os critérios de seleção são os que constam nos artigos 8º, 9º, 10º e 11º da Portaria 756/2009.

Os interessados deverão entregar a candidatura, com os respetivos documentos comprovativos, nos serviços administrativos da Escola Básica e Secundária de Idães, ou por correio registado com a data limite de 5 de agosto.

A seleção de candidatos será no dia 8 de agosto e os resultados serão publicitados no portal do Agrupamento de Escolas de Idães no dia 9 de agosto de 2013.

O diretor

Amândio de Oliveira Azevedo