Flexibilidade Curricular a nível Europeu na turma 7.º A

 

As escolas de todo o país e, em particular, os seus professores, são convidados a implementar atividades/projetos que fomentem a Flexibilidade Curricular. Isto significa que se deverão criar oportunidades “de desenvolvimento de projetos que aglutinem aprendizagens de diferentes disciplinas (…)” (Decreto-Lei 55/2018, artigo 4.º, alínea i). Seguindo estas orientações normativas e, numa dinâmica bastante ambiciosa, a Flexibilidade Curricular implementada na turma 7.º A atingiu um patamar Europeu, através do desenvolvimento de um projeto eTwinning, denominado “Life Scales Project”. Neste projeto, os alunos trabalharam colaborativamente com alunos de: Itália, Lituânia, Espanha, Portugal, França, Macedónia do Norte, Sérvia e Turquia.

No caso do nosso Agrupamento, o projeto foi desenvolvido com a colaboração dos professores das seguintes disciplinas e nos seguintes conteúdos: Matemática, potências de base 10, notação científica com expoente positivo e proporções; Inglês, desenvolvimento da competência comunicativa; Ciências Naturais, vulcanismo e paisagem geológica da região; Físico-Química, Universo e distâncias no Universo; Educação Visual, design e elaboração de logótipos; TIC, apresentações multimédia; Português, textos de comunicação social - elaboração de notícias; História, cultos e arte do Neolítico, arte e cultura romanas; e Educação Moral e Religiosa Católica, As Origens-Big Bang.

Os objetivos deste projeto contemplaram: a estimulação e interesse pela ciência e o desenvolvimento do espírito crítico; a compreensão dos níveis organizacionais do mundo; a atribuição de significado à proporção e notação científica; o desenvolvimento das competências a nível das línguas estrangeiras e das tecnologias de informação e comunicação, através de um intercâmbio entre os vários países ao nível científico e cultural.

Foram privilegiadas atividades de colaboração e comunicação internacional, através da rentabilização do próprio Twinspace (espaço do projeto, dentro da plataforma eTwinning), tendo sido feito um balanço bastante positivo por parte dos alunos e professores envolvidos. De momento estamos a aguardar os resultados da candidatura a Selo de Qualidade Nacional eTwinning, que todos os anos premeia os projetos que mais se destacam no nosso país. Aguardemos serenamente os resultados, esperando ter notícias em breve para dar à Comunidade Educativa.

As dinâmicas europeias de qualidade implementadas desde há alguns anos no Agrupamento permitiram já que, pela segunda vez consecutiva, fossemos distinguidos com o Selo Escola eTwinning, uma certificação que este ano abrangeu 94 escolas portuguesas, num total de 2139 escolas a nível Europeu.

eSafety

Alunos - Email

tutorial vídeo explicativo sobre como aceder às contas de email da escola.

https://youtu.be/iL1zbV4AUTk

Critérios de Avaliação 2019/2020

Encarregado De Proteção De Dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
Telefone:
225 191 900
Morada:
Rua António Carneiro, 98, 4349-003 Porto